terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Alembração 1

Minha mãe, reclamando do atraso do pedreiro, minha vó sentada com aquela cara blasé.Levantava as sobrancelhas e soltava uma gargalhada cansada.

-Celinha, deixa de ser besta, qualquer hora ele vai chegar.Que hora que ele marcou?

-Não marcou hora não, mãe.Mas disse que a noitinha ia aparecer.

-Então comé que tá atrasado se não marcou hora, gente?

Soltou a gargalhada sem vergonha de novo.E disse:

-Bobagem, daqui a pouco o home chega.

Essa é a minha vó, que não se deixa avexar por nada, de tudo tira sarro, não poupando nem a ela mesma.Por esses dias ela veio pra minha casa.E demos pra ficar alembrando causos.Coisa que me deixou num estado de graça que só vendo.

-Lembra que nós fazíamos shows na frente da casa? A gente pegava uns panos nos armários, pra fazer o cenário, as roupas exóticas, uma panaiada só, mandava beijo, tínhamos repertório e o escambau, lembra Vó?

-Lisângela e você pegavam meu som, botavam lá na frente, e davam de ficar dançando.Agradecendo quem passava pela rua.Marcando show pro dia seguinte.Falando um monte de nome de lugar, que vocezis (assim mesmo que ela fala) iam estar.O povo parava, e ficava olhando...Devia de achar vocês tudo malucas.

Minha vó solta de novo uma gargalhada e segue falando.

-Vocezis sempre foram umas nigrinhas folgadas.

-Claro ninguém dava confiança à gente.Aí dava vontade de aparecer, mesmo.Foram dias de espetáculo, vó.Aquela cidade ficava movimentada.Afinal tinha um show acontecendo na varanda daquela casa verde e lá no alto.

-Você e Lisângela nunca tiveram vergonha na cara.

-Como assim vó?Não fala isso.

-É verdade mesmo ué, nunca tiveram.

Ah, tempinho bom era esse que minha vó ainda carrega nela.Quando ela conta, eu vivo de novo.E sorrio com o corpo inteiro.

8 comentários:

  1. eu tbm tava na história vlw!!!
    nigrinha!
    pra quem ñ sabe meu nome é Rebeca y tava lá tbm, ah!tenhu que fazer propaganda,né?
    bjks

    ResponderExcluir
  2. y se me cortar das istória parto daki!hen,num vo me avexar de fazer isso,okay?
    fuiii...sucesso!KKKKKKK...

    ResponderExcluir
  3. Afirmo, dois pontos, eis um causo!

    ResponderExcluir
  4. ÔÔÔ... num me tira das jogadas naum,vlw?
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Oh Rebeca te recomendo terapia minha filha, vc tem idéia fixa,tá bom, na próxima não te excluo,que diacho de cabritinha é vc.Tanta aperreação por causa de uma história?Mas se gostou continue aparecendo, o mesmo pros cabras.Espero vê-los em breve.Presenças tão ilustres me deixam até meio inchada de tão besta.Chega fico lustrosa de tão,tão...enfim,voltem sempre.

    Uma beijoca no cês.

    ResponderExcluir
  6. Poxa Mari, viajei agora nessa alembração toda. Que bom que vcs conservam o humor e as lembranças apesar de tudo. Fico muito feliz e me vi nos tempos de criança tb. Passou uma alembração arretada agora na minha mente. feliz de nós que deixamos o passado viver na gente ;)

    Bjão. Adoro seus textos.

    ResponderExcluir
  7. Salve salve Adélia!Ah menina, humor não falta nessa minha família,mas fico muito feliz de ter aflorado ares saudosistas em você.A idéia é essa mesmo.Como diz Paulinho da Viola:"Eu não vivo no passado, o passado vive em mim".

    Um beijo grande e te encontro em qualquer esquina daquele jardim bonito toda vida...rs.

    ResponderExcluir

Diga o que quer dizer e queira dizer o que diz.