domingo, 3 de fevereiro de 2008

Mas é carnaval...

É carnaval...Pois é.Mas, meu coração é só melancolia. E não tem por que (pelo menos racionalmente). Acho mesmo que é essa maldita TPM que me deixa chorosa, sensível, enfim, uma mulherzinha. Aflora essas coisas que mulher tem de vez em quando, algumas, de vez em sempre.O dia amanheceu nebuloso, e eu irritadiça. É complicado quando nosso estado de espírito não coincide com o geral, mas fazer o que? Acontece. Mas tratei de mascarar a tristeza, pus uns sambas pra tocar, foi Paulinho da viola, Jovelina, Candeia e a sua Maria Madalena da Portela, "mãe de cinco filhos, mas metida a donzela, que megera", que me fizeram sorrir outra vez. Esse ano eu ia botar meu pé na avenida, tava tudo certo.Ia desfilar no sambódromo.Mas essas coisas mudam. É próprio do universo do samba mesmo, quem não viveu um grande amor, não pode compreender o samba não. É o que dizem. O sofrimento, a peleja faz parte, tô engajada então. E por essa razão entornei todas e mais pouco hoje. E arresolvi que amanhã meus pés vão saciar a vontade de sambar. Vou atrás da alegria. Sozinha ou acompanhada, esse carnaval, essa brincadeira, eu não vou perder não. Até por que carnaval é pra isso mesmo. Esquecer as aflições, esquecer dessa gente medíocre, fazer dessa vida brinquedo de novo, como se fez na infância. É isso que eu vou ser amanhã, criança.

6 comentários:

  1. Por que seguir a maré?

    Por que ter de ser feliz quando todos são felizes?

    Por que não achar o carnaval uma bosta?

    Por que não se permitir a tristeza?

    Por que fingir alegria? Pra participar do fingimento geral?

    Por que ter que engolir o grito? Pra não ferir o ouvido alheio?

    Por que não pedir respeito? Será pelo medo de ganhar respeito?

    Carnaval é quando somos carnaval

    Máscaras, porpurinas e perucas não nos faz carnaval

    Datas não nos faz carnaval

    No meio do caminho havia um corpo,belamente fantasiado

    Para ele não havia mais carnaval, não havia mais nada.

    ResponderExcluir
  2. Taí uma de nossas opiniões divergentes, será melhor anestesiar a dor?Mascarar a tristeza?Acreditar na persona?Ou curtir nossa tristeza, nossos males?Cê sabe que eu sou chegada, num anestésico.Mesmo sabendo que a logo prazo viver se anestesiando é bem problemático.Mas pra que tanta preocupação com o futuro, se ele nunca chega, Deus meu!?

    Mas eu respeito a sua opinião, muito mais sensata que a minha, por sinal.

    Um grande beijoca!
    E inté

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não é questão de divergir ou convergir.Essa possibilidade não existe, essa problemática não cabe mais. Talvez tenha me expressado mal, talvez tenha fugido do meu hábito de explicar tudo célula por célula, átomo por átomo. A questão é que pode-se divertir a qualquer dia, qualquer hora, qualquer lugar (até no carnaval).

    Sim, é justíssimo ficar injuriada por não se divertir no carnaval, afinal, ora bolas, todos estão se divertindo. O que não convém é aplicar um peso maior à tristeza SÓ porque é carnaval, como se fosse uma afronta maior ficar chateada em pleno carnaval SÓ por que é carnaval.Carnaval é quando queremos que seja.É mais ou menos como diz a canção... "O Samba não é fevereiro, o samba não é carnaval..." Dizem que no carnaval tudo é permitido... até ficar down... até se anestesiar por isso.

    Podem parecer palavras amargas, mas o texto lá em cima é acima de tudo um texto de esperança, de irmandade, de liberdade.

    ResponderExcluir
  5. Em suma,essa história já nem cabe mais também.Afinal passou a melancolia.Brinquei carnaval.Saí de cleópatra do paraguai(rs).Foi bom demais da conta!Mesmo sendo,"uma grande invenção",o samba e essa coisa toda que a gente chama de carnaval.Me desculpe pela demora pra entender esse trem.

    Um beijinho,folião!!!

    ResponderExcluir
  6. Em tempo, as fotos do texto ficaram ótimas!

    ResponderExcluir

Diga o que quer dizer e queira dizer o que diz.