domingo, 24 de fevereiro de 2008

Vô Zico

Pra começar vou dizendo que sofria de um mal terrível, gostava de uma esbórnia que só ele. Quando ia pra zona, levava meu pai ainda com quatro aninhos, e deixava do lado de fora cuidando dos cavalos. Dizia ele que era uma venda “muito tumultuada”. Meu pai, pobre menino, que nem sabia o que era aquele lugar. Mas era assim que era no interior de Caratinga, lá em Minas Gerais. Meu vô só aparecia umas poucas vezes por ano, tocado, pra fazer filho e descer cacete na vó. Mesmo assim, fez oito cabeças. E quando meu pai tinha pelos seus nove anos, meu vô, aparecido que era, comprou um galo de briga que dominava no galinheiro da fazenda, meu pai moleque ainda, deu de arranjar um outro galo de briga.(Longe de eu apoiar essa doideira de briga de galo, tô só contando o causo, Tim-tim por Tim-tim, que fique bem claro). Meu vô nessas noites em que voltava aperreado, diz meu pai, que só viu a sombra do machado passando pela lamparina, e minha vó voando no pescoço do dele. O coroa ia passar o machado no meu pai, por conta de um galo de briga, chupa essa manga. Depois disso, minha avó mandou ele embora e disse pra nunca mais aparecer, e foi o que ele fez, não precisava nem pedir, era só questão de tempo. Mas ela pediu, ele nunca mais deu as caras e a vó, vestiu a camisa de “mulher da vida”. Pensar que mulher largada de marido era tudo da vida.

Desde aquela época, meu vô só foi se aquietar quando aos setenta e oito anos parou de viajar e comprou uma chácara em Vai e volta, lá em Minas. Lugar melhor não pudia ter pra ele se aquietar, passava os dias tocando a viola com um gosto danado. Até que sofreu de um revés desses que a vida cisma de dar em nós. Um derrame. Depois de tantos anos, meu pai foi buscar ele e a viola.Um homem que conhecia esse mundão todo, restrito á uma cama, por cinco anos. Foi uma morte lenta e longa a do meu vô.Até que num domingo, ele chamou meu pai num canto e disse que ia morrer. Mas meu pai nem se avexou, ele dizia isso todo dia, quando começou a agonizar, meu pai disse pra ele se calar. Ele insistiu, fez força e arfou:

- Você é dez!

Assim mesmo, nem uma palavra a mais, nem a menos. Do mesmo jeito que dizem que Deus é dez e o Romário é onze. Foram essas as últimas palavras do vô àquele menino antigo, que um dia ele ia passar o machado por um galo.


*Se você cabra leitor, estiver reconhecendo este texto, é, ele já esteve aqui. Mas foi “remudeladuzinho” a pedidos de um do cês.

8 comentários:

  1. Poxa, mariana!
    Que história, viu!
    Ação, reação!

    Muito bom.

    Sempre por aqui, um beijo.
    Apareça!

    Germano

    ResponderExcluir
  2. Oxi! E bota ação nisso, desde que comecei a ver esses causos como algo não apenas trágico, mas tragicômico.Tudo passou a ser mais leve.E a minha família fonte de muita inspiração.

    Que bom que gostou, nos vemos no clube.

    Inté

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Cedê os textos novos?
    Estou com fome deles...

    Beijos, Mariana!
    Aparece...

    Germano

    ResponderExcluir
  4. Pois é Germano, eu andei meio desligada do blog por conta da volta as aulas da faculdade. A vida ficou um caos. Mas já sinto um alívio. Muito obrigada pelo incentivo.

    Nos vemos no clube ou por aqui mesmo.

    Beijos

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Mari, sem querer fazer comparações, eu tava pensando enquanto lia o texto sobre seu vô e seu pai, no João de Santo Cristo do Renato Russo e no Marvin dos Titãs.

    É por isso, que mesmo quando eu demoro para visitar o Rio , passo sempre por aqui. Acho vc a cara da Lapa, do Choro e do Samba e consequentemente, minhas visitas ao Rio são sempre saborosas.

    bjão, moça.

    ResponderExcluir
  6. Ah que graça,Adélia.Bem, esse Rio tá aqui sempre de portas mui abertas pra vc, o pacote completo, com samba, choro, Lapa.E que seja sempre assim suas visitas, com gostinho de quero mais.

    Aliás, nós duas coincidentemente resolvemos fazer alusões aos nossos avôs.O meu in memória e o seu vivíssimo, como já se provou.

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Mari, quando eu estiver com meu vô comentarei de vc, e vou copiar seu conto sobre o causo do seu vô, ele vai adorar de certo pois adora quem escreve. è eu me sinto também uma Carioca, da Lapa, do Samba e do Choro, vou tentar escrever sobre isso aí de se sentir de uma parte do Brasil que fisicamente eu ainda não visitei, mas estou sempre em contatos musicais do que é feito aí.

    Tenha uma ótima Páscoa vc e toda sua família, a que tá aí perto de vc e a parte que tá lá em cima.

    Beijãooooooooo.

    ResponderExcluir
  8. Adélia será uma honra, afinal seu avô me pareceu um "menino antigo".Depois me conte o que ele achou.E quanto, ao texto escreva sim, estará vencendo dois desafios, escrever em primeira pessoa e falar dessa sensação tão curiosa que acredite, nós compartilhamos.Tô esperando...

    Beijinhos e Feliz páscoa pra toda a nossa família(rs).

    Nos vemos no seu jardim ou por aqui.

    ResponderExcluir

Diga o que quer dizer e queira dizer o que diz.